IMAGENS DOS AÇORES

sexta-feira, 20 de março de 2009

SANTO CRISTO DOS MILHAGRES - PONTA DELGADA

Para que conheça um pouco da historia do Santo Cristo dos Milhagres, vamos descrever as datas mais marcantes relacionadas com esta crença religiosa que ultrapassou S. Miguel e se estende a muitos lugares do mundo:
1700 – 11 de Abril – Segundo o investigador Urbano de Mendonça Dias realiza-se a primeira procissão do Senhor Santo Cristo, que percorre todas as igrejas e conventos, na cidade de Ponta Delgada, S. Miguel, Açores.
– A procissão realiza-se a pedido de Madre Teresa da Anunciada e por intercessão do Conde da Ribeira Grande, obtendo a licença de D. Frei António de Pádua. Tradicionalmente a Procissão do Senhor Santo Cristo tem lugar no Sexto Domingo da Páscoa.
2 de Setembro – Teresa da Anunciada obtém de D. Pedro II, uma tença de doze mil reis, para uma capela para a Imagem do Senhor Santo Cristo, assim como, para manter sempre acesa a lâmpada de azeite junto ao altar.
1709 – Constrói-se a actual igreja e convento de Franciscanos no Campo de S. Francisco
1713 – O Senhor Santo Cristo passa a acrescentar a designação “dos Milagres”, após, procissão que um grupo de freiras do Convento da Esperança organizou pelas ruas de Ponta Delgada devido à grande crise grande sísmica que afectava a ilha de S. Miguel. Durante a procissão um abalo forte fez cair a imagem do Senhor Santo Cristo do andor, que no entanto, não sofreu qualquer dano, enquanto que a crise sísmica terminou de imediato, pelo que o povo clamou ser um milagre. A partir de então passou a designar a imagem por Senhor Santo Cristo... dos Milagres!
1870-80 – Hino do Senhor Santo Cristo é composto pelo músico Candeias da Banda Militar de Ponta Delgada
1871 – Abril – Iniciam-se as obras de construção de um quiosque e iluminação a petróleo. O quiosque foi da autoria dos irmãos José e Ernesto do Canto.
– 12 de Abril é inaugurado o coreto do Campo de S. Francisco, imitando um pagode chinês desenho da autoria de Pedro Paulo.
1901 – 7 de Julho – A visita régia de Suas Altezas Reais, D. Carlos e D. Maria Amélia, aos Açores e à Madeira, pela primeira vez é alterada a data da realização da Festa dos Senhor Santo Cristo dos Milagres.
1951 – A morte do Presidente da República, Marechal António Oscar de Fragoso Carmona provoca a segunda alteração de data de realização da Festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres
1957 – 24 de Maio – O Coreto original do Campo de S. Francisco é destruído pelo fogo quando já estava ornamentado para as Festas do Senhor Santo Cristo. O Coreto construído posteriormente é de cimento e de diferente do original.

Sem comentários:

Enviar um comentário